quinta-feira, 19 de setembro de 2013

As confissões do jovem Werther

      Werther é um dos primeiros romances da era modernista e uma das primeiras obras de Johan W. Von Goethe. Foi por um tempo muito censurado pela sociedade europeia da época, por ser considerado um livro que induzia ao suicídio, pois os jovens que cometeram suicídio se envolveram muito na obra e na  profundida das palavras que Goethe empregou neste romance.
      Foi um livro produzido a partir de cartas que Werther enviava a seu amigo, citado no livro como Wilhelm. Goethe põe um pouco de sua história no livro, pois ele também já passou por um fracasso amoroso, um amor não correspondido. Muitos lugares são mudados de nome no livro, e algumas partes são fictícias inclusive o final.
      Por cartas Werther fala ao amigo o amor que ele sente por Charlotte, uma bela jovem, simpática e generosa que ele conheceu em uma aldeia chamada Wahlhem - nome fictício. Charlotte tinha perdido a mãe a aproximadamente 6 meses e ficou responsável pelos cuidados de seus irmãos mais novos, todos viviam com o pai. Werther sabia que Charlotte estava comprometida com Alberto, que estava viajando a negócios, pois há pouco tempo também tinha perdido seu pai, mas mesmo assim continuou alimentando seu amor por ela, até o momento em que ele se frustra com a realidade de não poder consumar este amor. É um romance pequeno, do século XVIII muito rico, diversificado e recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário