sábado, 7 de setembro de 2013

O Diário de Anne Frank

                 Um livro que emociono e continua emocionando milhões de pessoas ao redor do mundo. Trata-se de um diário que Anne M. Frank começou a escrever aos 13 anos de idade, durante a segunda Guerra Mundial, quando ela ganhou de presente de aniversário a Kitty, seu diário que ela nomeou. Ela manteve seu diário do dia 12 de Junho de 1942 até 1° de agosto de 1944. Neste diário contava a rotina de oito pessoas que viveram em uma Anexo Secreto. Foram dois anos muito angustiantes, isolados do mundo exterior, enfrentaram a fome, o tédio e a terrível realidade do confinamento além da ameaça de serem descobertos e mortos. Neste Anexo viviam Anne Frank, seu pai Otto Frank, sua mãe Edith Frank e Margot a irmã mais velha, o Senhor Van Daan, sua esposa e o filho Peter, que se tornou grande amigo de Anne, além do Sr. Dussel, um dentista e amigo que a família decidiu ajudar a se esconder dos nazistas.
             Anne narra a rotina das oito pessoas no anexo, mas o grande tema da história, além de se tratar da Segunda Guerra Mundial é o seu péssimo relacionamento com a mãe a quem muitas vezes ela diz não amar e sim odiar, a sua admiração pelo pai, e a  grande amizade que ela possui com Peter.
             Em alguns momentos no diário ele declara a vontade de fazer um romance chamado, O Anexo Secreto, depois que a guerra acabasse baseado nas memórias do diário, principalmente depois de ouvir numa transmissão radiofônica um membro do parlamento holandês dizer que depois da guerra esperava recolher testemunhos oculares e colocar a disposição do público.
            Três dias depois da sua última anotação no diário, em 4 de agosto, as oito pessoas do Anexo são descobertas e presas.Otto Frank foi o único a sobreviver aos campos de concentração. Anne Frank morreu em 1945 por conta de uma epidemia de tifo durante o inverno, alguns dias antes sua irmã havia morrido da mesma forma, sua mãe morreu de fome e exaustão, os demais morreram também no campo de concentração.
          Otto Frank casou-se novamente, e durante a vida se dedicou a espalhar a mensagem do diário de sua filha ao mundo, morreu em 1980.
          Em 1947, O Diário de Anne Frank é lançado, mas não não íntegra alguns trechos Otto Frank preferiu omitir, seis décadas depois de ser escrito finalmente foi publicado por completo, incluindo fotos e os trechos inédito. Este obra é considerada um dos mais importantes livros do século XX.
"Um dia vazio, mesmo claro e puro
Como qualquer noite é escuro." 
( pequeno poema escrito por Anne Frank que está em seu diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário